segunda-feira, 30 de novembro de 2009

geografia I

eu fui pra Recife nesse fds dar aula sobre reabilitação cognitiva (como ajudar quem tem problema no cérebro a fazer ele funcionar melhor). tive um pouco de dificuldade de estimar o tempo da viagem das alunas dos estados vizinhos. percebi que, de distâncias de viagem no Brasil, eu só sei a estimativa grosseira "pro Rio 500, pra Brasília 1500". pra mim, São Paulo é tipo uma praça da sé do mundo, sabe? então, tive que voltar pro mapa pra ter uma noção da escala.

daí, lembrei dos meus 9 anos de idade, na 4a série, estudando geografia no chão do meu quarto, junto com a cristiane 'pitomba', minha amiguinha da classe. minha mãe sentada na minha cama fazendo graça e ensinando truques mnemônicos pra ajudar a gente a decorar as capitais. minha mãe fazia treino cognitivo comigo desde pequena e eu nem sabia. minha mãe é fudidona!


...


você sabe localizar os estados e nomear as capitais?
faça o teste.
(depois, se vocês quiserem, eu ensino os truques que a minha mãe usava pra me ajudar a estudar.)


3 comentários:

mélis disse...

EU QUERO OS TRUQUES DA DONA MAMI.
QUERO LOGO A DONA MAMI TODA!

Mia Sílvia disse...

Meninas, não levem a Ia a sério, ela inventa coisas, não me lembro nada disso, ela é loca por mim então fica fazendo isso comigo, daí eu acabo chorando tudo......

naninha disse...

Não, ela não inventaria uma coisa dessas. Eu quero saber como a Mami fazia!