sábado, 31 de janeiro de 2009

Mais velho, não! Melhor.

Festa dos amigos jet setters: musica boa, chitchating, gente linda, cheirosa, produzida.

Já são 8 anos de convivência, e eles continuam me convidando. São incríveis, fazem eu me sentir bem e me tratam como se eu fosse um deles. Nossas diferenças funcionam, as afinidades são o querer bem. A gente se diverte junto.

A vida mudou muito e o tempo passou pra todos nós. Mas o bom é que a gente concorda que sempre tem que manter alguém de 20 e poucos anos na mesa. O whisky.







.

Porque o Starbucks não ia vingar na Bahia

(a despeito de ter a imagem de Iemanjá no logo)
.

... tsã...

.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Coisas do coração

Um casal de seus 40 e poucos anos comprou o apartamento de baixo do nosso. No final do ano passado começaram uma reforma grande, que ainda nem acabou. Mas ele morreu na semana passada, me contou o rapaz que está pintando o teto da sala. Foi do coração. Dormiu e não acordou. Nem teve o gosto de ver a casa nova pronta, foi o que ele disse enquanto tirava o excesso de tinta do rolo.

Eu lembrei de quando nós compramos o nosso, e da reforma, e da nossa idéia de deixar tudo bem lindo pra receber os amigos, e dos nossos sonhos de tudo que a gente ainda vai viver aqui. E pensei que isso já faz 3 anos e que até agora a vida tem sido ainda mais generosa que os nossos planos. E fiquei com o coração tão apertado e lembrei de agradecer a quem quer que seja por ter tudo isso e principalmente por ter você aqui comigo.
.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Crime político é crime?

Ó, só queria falar aqui, se é que a minha reles opinião importa pra alguém, que eu acho que o Cesare Battisti não devia ter cabaninha aqui no Brasil, não.

Não pode ficar lá porque vai ser julgado com ranço?

Então também não tá certo ficar aqui, acolhido por ranço.

Puro ranço nojento de esquerda burra e nostálgica. Não tem mais ditaduras de direita pra explodir, então tem que encher a cara e boicotar o Mac Donald's pra tentar dar algum sentido à sua ultrapassada existência. Porque dividir o mundo em esquerda e direita não faz mais nenhum sentido. Demodée, vazia e burra!

Vai estudar, esquerda burra! O mínimo para se pedir aos líderes de um país é que tomem decisões baseadas em conhecimento e não em gut feeling viciado, cheio de mágoa e ranço!

Eu não gosto de injustiça por ignorância. Mas também não gosto de hipocrisia. Acredita no que tá fazendo? Acha que o momento histórico justifica? Fez o que achou que tinha que fazer. E sabia o que estava fazendo. Ah, sabia! Mas hoje o momento histórico mudou. Lamento. O tempo passa. E cobra seu ônus. Que o Battisti então seja julgado com justiça por aqueles que sofreram com seus crimes.

Desculpa aí, pessoal da anistia geral e irrestrita, mas eu acho que tenho "não guenta, não vem" tatuado na alma.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Tenho andado distraída

os amigos vão chegar daqui a pouco pra cozinhar e beber. eba! vou checar a geladeira: vinho, cerveja, mause. tudo certo.

já sei! vou gelar umas garrafas de água pra gente intercalar com a cachaçada. pra hidratar.

vou deixar a garrafa aqui enchendo com água do filtro...
... e enquanto isso eu vou abrir as persianas.

e ligar um som.
e dar uma olhada nas fotos.
e baixar aquela música da emilie simon.
e procurar a receita dos chupitos que a gente tomou em granada.
e folhear a revista do daniel craig.
olha só... ele fala daquele livro da agatha cristie. putz! eu tinha comprado esse livro, mas ainda não li... onde é que ele foi parar? aqui não tá. nem aqui... acho que tinha umas caixas que vieram da casa da minha mãe na parte de cima do armário do escritório... vou lá pegar. hahaha! há quanto tempo que eu não via isso, que legal! vou ficar aqui olhando esses discos de vinil...

ué, que barulho é esse?
estranho...
parece água escorrendo...
tipo uma cachoeira...

NÃÃÃÃÃOO!!!!

passei as duas horas seguintes lidando com a enchente na cozinha.
not jocking around flood, dude. we're talking serious shit here!

tive a nítida sensação de que alguém lá em cima chorava de rir.

a vontade era olhar pro céu e gritar a plenos pulmões:

Porra, Noé!

piadinha de mau gosto, viu...
.

sábado, 24 de janeiro de 2009

O tempo de cada um

- assim não dá. morri. você vai me deixar de novo!
- eu tenho que trabalhar... mas já volto...
- vai demorar muito! uma eternidade!
- nada! já já eu tô aqui!
- mas vai ficar muitos meses fora!
- no sábado eu volto!
- daqui a um ano!
- o quee!?
- é muuuuito tempo!
- mas eu vou hoje, sábado, e volto no outro sábado!
- então... um ano...
.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Amores, isqueiros e a vida

ou "Que não seja imortal, posto que é chama..."
ou "Um BIC acende 3000 vezes. Ou mais."

Fui tomar uma café no intervalo do consultório. Sentei numa das mesinhas externas e, fazendo uma das minhas grosserias preferidas, fiquei ouvindo a conversa de duas mulheres. Quarenta e tantos, cinquenta e poucos anos. Uma era viúva há um tempo, a outra recém-separada.

É claro: falavam dos seus homens. Não sei do que morreu o primeiro, mas foi jovem. O segundo saiu de casa e foi morar com uma moça do escritório. Bla, bla, bla. Difícil viver com eles, triste viver sem eles. Os últimos dois anos com ele foram os piores. Os primeiros anos depois que ele morreu foram os piores. Foi bom enquanto durou. Eu faria tudo de novo. Bla, bla, bla.

Fui acender um cigarro e vi que meu isqueiro tinha acabado. Queimou tudo que tinha pra queimar. É raro acontecer isso, não? Isqueiro é uma coisa que se perde. Ou alguém enfia no bolso e rouba ele de você antes que ele acabe. Perdeu um rosa. Apareceu um branco. Sumiu o branco. Comprou um laranja. E assim vai.

É claro: fiquei pensando sobre a vida da gente. Sobre a implacável impermanência de tudo que passa na vida da gente. Tem coisas que queimam até o final e acabam. Tem coisas que ainda podiam queimar mais um pouquinho, mas a gente acaba perdendo. Ou alguém põe no bolso e leva embora.
.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Caution: contagious!

No geral, ela até que batia bem da cabeça. Nada digno de nota. Mas, se vacilasse, as criaturas puxavam ela pro escuro. E quem é que não dá uma vacilada de tempos em tempos? Daí ela caía com tudo lá em baixo e ficava bem esquisita...

Depois de tantas vezes, ela já sabia que ia ser horrível, mas não tinha mais tanto medo. Não adiantava lutar contra. Ficava um tempo presa lá. Cercada dos pensamentos de tristeza e desamparo e perdas sem fim e o próprio fim das coisas. Era sempre bem, mas bem ruim mesmo. Ainda bem que pelo menos até hoje em dia ela sempre conseguia escapar de volta.

Só que todas as vezes que ela ficava meio sinistra, procurava ficar sozinha no canto dela. Pra não assustar os outros, sabe? Ela já tinha perdido um pouco o medo, mas as pessoas costumavam se horrorizar só de ouvir falar naquilo tudo.

Mesmo se fosse pra ir num lugar e ficar quieta ela preferia não ir. Não queria nem chegar muito perto de ninguém pra não correr o risco de contaminar os outros. Sabe lá... vai que ela emanava ondas telepáticas de antipatia, ou alguma coisa assim...
.

As Pinga e Os Tombo

Há tempos sou fascinada pela história do Dorian Gray. O que a pessoa é e o que os outros vêem. Só a gente sabe do maldito quadro com a imagem definhando, escondido no closet.

Ela passa meses enlouquecendo. Chora à toa, ri demais, se esquiva de tudo. Não consegue mais se concentrar em nada. Desconecta gravemente do mundo. A pessoa que sempre foi gorducha e comilona passa a ter aversão à comida. Cisca o prato, enjoa, passa mal toda hora. E por isso perde zentos quilos. Nossa! Como você está bonita mais magrinha! Fazia tempo que eu não te via tão bem, menina!

Não consegue mais ficar sozinha. Adorava curtir sua casinha, ler, ouvir suas músicas, cuidar das plantas. Agora tem pavor da solidão. Liga o tempo todo pra todo mundo, inventa programas, não pára, não pára, não pára. As plantas morreram secas. Até o cactus. Meudeusdocéu! Como você é animada! Adora sair e curtir a vida, né?

Sempre foi dorminhoca. Nunca achou que dormir era perda de tempo. Há meses luta com a insônia. Os gremlins e demônios tomam conta das noites. Puxa vida! Como você consegue tanto tempo livre pra fazer um blog? Tá com a vida folgada, hein?

Passou anos tentando domar o cabelo. Corta. Alisa. Pinta. Horas dedicadas à função. Mas agora desistiu da briga.

Finalmente entendeu que o problema não é o cabelo.
Ela queria mesmo era ter outra cara.

Assumiu que bad hair day é todo dia. Nem penteia depois do banho. Deixa o ninho de mafagafos, enrola e deixa preso o dia todo. Uau! Visual novo? Tá tão lindo seu cabelo! Você devia usar sempre assim! Horas no cabeleireiro? Gastou uma fortuna?



Quando for parar num loony bin é capaz que tenha gente admirando suas férias no SPA.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O Corvo

Meu amigo estava falando que gosta de filmes que não explicam demais as coisas. Gosta de idéias soltas no final pra gente poder imaginar o que vem depois.

Eu fiquei pensando que eu também gosto de imaginar o que vem depois. Mas que tem outra coisa que eu gosto muito, que é quando o final é mesmo quando tudo acaba. Como num conto-de-fadas.

A gente não fica imaginado nada que vem depois, mas tem a chance de ir e vir mil vezes no looping recursivo infinito da história. É como um poema, que não pode ser falado em outras palavras. Tem que usar aquelas mesmas, sempre daquele jeito. E daí a gente pára pra ficar saboreando uma ou outra idéia. E cada vez a gente pára onde a gente quer ou onde a gente precisa.

O Edgar Allan Poe escreveu um poema sensacional, que o ainda mais sensacional Fernando Pessoa traduziu para o português com o nome O Corvo. É lindo de morrer. De morrer mesmo. E tem atmosfera de fantasia, de história mágica. E eu gosto também por causa do título, porque algumas pessoas que eu gosto me chamam de corvo por causa do meu mau humor, mas isso é outra história.
.
O fato é que hoje fui reler original e versão. Caí no vai e volta da história que acaba mas deixa a gente pensando nela. Hoje a historinha na minha cabeça ficou mais ou menos assim:

"O cara está sofrendo de abandono quietinho no canto dele. Ouve um barulho na janela e, após a insistência, deixa entrar o corvo. A presença da ave se impõe, e mesmo sombria aplaca-lhe a solidão. Pra daqui a pouco lhe incomodar. E mais pra frente só lhe servir de lembrança de que só a solidão é perene. O que passou não volta. Nunca mais."

O bichinho ronda e faz sombras longas no chão. Fica ali para lembrá-lo: nunca mais! E cutuca-lhe a ferida. O pobre foi deixar entrar o corvo ao invés de aprender de uma vez por todas que acompanhado a gente fica, mas sozinho a gente é.
.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Guess who's back...

Eu não entendo. Sabe quando parece que tá tudo certo na vida?
Going smooth... perhaps too smooth?

O fato é que acabam as férias e adivinha quem está de volta?
Toda santa noite.










Yes, baby... They are back!

And they want to party hard this time...



... 182: jump! jump! jump!

... 183: jump! jump! jump!

... 184: jump! jump! everybody say yoooo!

YOOOO!

.

Na testa

Finalmente decidi a frase da minha tatoo!


não guenta, não vem.

all we need is love.


you WHAT???

same old shit

who’s bipolar?

pare el mundo que yo me bajo!

viver não é preciso.

you gotta be kidding!

you’re kidding! RIGHT?

eu te disse!

quando eu cheguei já estava assim

Niii !

o último a sair apaga a luz

je m'em fous

ah! se eu pudesse...

pleased to please you

tá olhando o quê?

i beg your pardon?

ou vocês abaixam o som ou eu acendo a luz!

don’t you dare!

entendeu ou quer que desenhe?

c'est trois fois mieux toute seule

hahahahaha!

thanks. but no thanks.

essa porra vai dar merda

obama who?

.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Why so deep?

E tem gente que agradece! E ainda paga.

O perigo é que qualquer hora eu me afogo num pires...

E isso vai ser daquelas tragédias bizarras que dão vontade de rir. Não dá nem pra contar com a simpatia alheia, sabe?





















Drowning Reflection by ~HitsuzenMan on deviantART
.

isso eu sei fazer

finalzinho de conversa no msn hoje:

* silvinha * diz:
acho que meu paciente chegou

amiga diz:
depois falamos
* silvinha * diz:
ok
amiga diz:
preciso de umas sessões... de conversa profunda
* silvinha * diz:
hahhahahahhahahahahaha

amiga diz:
sobre memoria, a vida, o universo e tudo mais
* silvinha * diz:
any time!

E aí? Sacaram?

Essa amiga entende pra que é que eu sirvo. O resto eu NÃO sei fazer, ok? Presto pra mais nada. NA-DA! Não adianta. Não rola. Simplesmente não sei fazer nada diferente disso. Nem insiste.

Afff. Nem eu me aguento...

Para Começar a Semana

ou Why I Hate Mondays
ou Eu Sou uma Besta
ou Why One Should Never Tease the Gremlins

Para definir o mood da sua semana, a preparação deve começar no domingo:

1) Acorde bem tarde e preste atenção no seu humor. Perceba o quão mais feliz você é quando não é despertada pelo alarme do relógio as 6:30 da manhã. Veja como o álcool da noite anterior não te afeta quando você descansa adequadamente.

2) Tome um café da manhã sem pressa. Enquanto isso, fantasie um mundo ideal onde a semana teria 2 dias e o final de semana teria 5. Pense em como seria mais fácil ser feliz em circunstâncias absolutamente impossíveis.

3) Volte pra cama e permita-se curtir a preguiça. Inconforme-se com a injustiça de não poder fazer só o que quer todos os dias. Nutra uma certa antipatia pela vida real.

4) Almoce com amigos e familiares. Apenas alguns deles. Mas pense e fale bastante sobre os ausentes e da falta que eles fazem. Beba vinho. Bastante vinho.

5) Vá ao cinema assistir um filme comovente que fala sobre a inexorabilidade do tempo, a fragilidade da vida, a impermanência das coisas, os limites da existência e a perda daqueles que amamos.

6) Ingira doses industriais de cafeína através de frapuccinos, expressos, chocolates.

7) Encerre a noite com algumas taças de vinho. Antes de ir dormir, dê uma rápida olhada em sua agenda e comece a pensar em todos os compromissos e tarefas que terá que dar conta durante a semana.

8) Tenha uma noite miserável tentando negociar com os Gremlins que você passou o dia todo provocando.





.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Espelho, espelho meu.

- eu tô que nem um passarinho às 3 da madrugada.
- que gostoso! um sabiá descansando da cantoria?
- não. uma coruja de olhos abertos por causa dos pesadelos.












POSTED AT 3:05 AM FROM MY OWN PRIVATE IDAHO
.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Silvia. Silvinha. Chuvinha.

Eu já falei pra vocês que eu adoro tempestade, né?
Mais de uma vez, inclusive... (se quiser, releia aqui e aqui)
Trovoada, relâmpago, pedrinhas de gelo, se possível...

Olhei pra fora e vi que o céu tá ficando escuro. Aquela cara de que vai despencar uma aguaceira lá fora. Eba!

Da porta de casa pra fora é o mundo, minha gente!
Se não guenta, não sai.

Quem topa sair na vida comigo e se molhar em dois mil e chove?
.

Call me naive...

Hoje na Reuters: "Dois desertores das FARC encaram a imprensa colombiana ao lado dos reféns que ajudaram a libertar: um empresário e um garoto de 14 anos."

Lembram daquela história que eu comentei, que os desertores agora recebem uma grana do governo colombiano e asilo político na França? Pois é. Nada como dar a alguém a oportunidade de uma saída honrosa. Ok, ok. Um pouco mais que honrosa. Mesmo assim, essa chance de começar uma nova vida concedida aos ex-guerrilheiros foi uma das idéias mais brilhantes que eu vi nos últimos tempos. Diplomaticamente e humanamente falando.

Call me naive, call me stupid. Mas eu realmente acho que a chance de viver bem é tentadora (se não pra os fanáticos cegos de grupos extremistas, pelo menos pra qualquer um que tem um mínimo de liberdade de pensamento).

Olha só o que o carinha ex-guerrilheiro da FARC falou: "Estou feliz de estar livre. Sou contra sequestros, nunca gostei. Não sei como um grupo que luta pela revolução pode sequestrar crianças e mantê-las na selva". Não parece perfeitamente plausível e razoável alguém pensar assim honestamente?

Call me naive, call me Amelie Poulain. Mas será que isso não é verdade mesmo? Será que não tem um monte de gente nas FARC, nas jihad, no tráfico, que estaria bem disposta a deixar o mundo do mal se tivesse chance de uma saída honrosa?

Ai, ai, ai. Hoje eu tô acreditando que o mundo tem salvação. Tô acreditando na bondade que pode existir dentro do ser humano. Na justiça de um mundo onde é possível haver conciliação, sei lá. Tô achando a Legião Estrangeira um acampamento de férias, viu? Call me whatever you want...
.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Conversa de homem pra homem

Almocei no bandejão aqui perto da universidade. Na mesa ao lado 3 caras. Vinte e muitos, trinta e poucos anos.
- vou pegar um financiamento legal no banco.
- xiii. tão falando que não é pra comprar a prazo, hein?
- é, mas é o jeito de trocar o carro.
- não é bom o seu?
- é! é bom. vou trocar por um igual, só que mais novo.
- fazer dívida só pra ter um mais novo? tá dando problema?
- não, mas o outro tá novinho. só rodou 30 mil.
- o seu não é econômico?
- é sim! não bebe nada. mas o novo também faz uns 13 na cidade.
- cara, cê não pega mulher?
- pego.
- então, véio...
- é... acho que nem é hora de fazer dívida, né? essa crise...
.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Romance Ideal

Sabia que ainda existem meninos que querem se apaixonar?
Pois é. Tenho visto esse fenômeno acontecendo por aí.
Pra quê sono tranquilo, não é mesmo, minha gente?
O legal é suspirar e cantar junto com o Herbert:

"Ela é só uma menina
e eu pagando pelos erros que eu nem sei se eu cometi.
Ela é só uma menina
e eu deixando que ela faça o que bem quiser de mim.
Se eu queria enlouquecer, essa é a minha chance.

É tudo o que eu quis.
Se eu queria enlouquecer, esse é o romance ideal.
Não pedi que ela ficasse,

ela sabe que na volta ainda vou estar aqui.
Ela é só uma menina
e eu pagando pelos erros que eu nem sei se eu cometi."

O melhor de amar é deixar na vitrine a vulnerabilidade que a gente tenta esconder a todo custo. Porque no fundo a gente quer mesmo é seguir amando. A mando de alguém.

Sentir é bom mesmo quando dói, né não?

Ai, ai... o amor é lindo!

My friend, that goes for you. .


.

Glossário: Caça-Gazeteiro

Um glossário pros meus amigos jovens se situarem:

'Gazetear' é o termo arcaico usado para nomear a atividade que, posteriormente, na Idade Média, ficou conhecida como 'Cabular Aula' e, mais recentemente, como 'Matar Aula'.

Neste blog, conforme definido no consenso lusofônico realizado entre o Zeca e eu na década de 90, o verbo 'Cabular' é usado em contextos mais amplos do que as picardias estudantis. Aqui ele abrange todo tipo de situação que envolva 'ato deliberado de não fazer o que deve ser feito, o que pode, ou não, ser acompanhado de tentativa mais ou menos profícua de encobrir tal falta'.

Exemplos de emprego adequado do termo:
"Tenho amigos que costumam cabular o banho no domingo."
"Ontem eu cabulei a terapia: só falei de amenidades."
"Estou cabulando o mestrado há uma década."
"Preciso decidir se caso ou compro uma bici e, desta forma, parar de cabular a vida."

Assim sendo, é fácil compreender o termo 'Caça-Gazeteiro'. Este profissional posteriormente ficou conhecido como o 'Bedél da Escola' e mais tarde como o 'tiozinho que te leva pra diretoria', obrigando você a dizer ao que veio e tomar sua linha.

Ok, ok. sei que explicar a piada acaba com a graça. Mas eu tô angustiada e queria me fazer entender. Perdi a piada mas não perdi a chance de me lamuriar pros amigos. Rá! Yo estoy terrible!


segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

2009 é caça-gazeteiro

Voltei pro consultório hoje, depois de quase 3 semanas inteirinhas de férias. É meio engraçado mas eu sinto como se 2009 estivesse começando agora.

Ainda não parei muito pra pensar em 2009. Assim, 'encarando de frente', sabe? Mas pensando agora, eu já tenho umas pistas. Do que não depende muito de mim, parece que vai ser um ano com bastante trabalho, principalmente um aumento considerável de produção acadêmica (leia-se: sem retorno financeiro, pelo menos imediato). E talvez um pouco mais de desafios no trabalho clínico, pois tem chegado uma turma mais heterogênea no consultório.

E do que depende mais diretamente de mim, 2009 tá com cara de quem não aceita frases evasivas e piadinhas como resposta. Não vai dar pra cabular tanto em 2009 como eu vinha fazendo nos últimos tempos. Tenho a sensação de que vou ter que assumir umas mudanças, sejam elas na vida prática ou nos planos de futuro. A perspectiva de mudança é ruim boa péssima ótima tão boa e tão ruim ao mesmo tempo que eu acabo paralisando.

Medo, pânico, gremlins. Acho que o verbo 'mudar' deveria ser conjugado assim: Eu mEdo, Tu mudas, Ele muda.
.

32 graus na sombra

Calor dos infernos.
Impossível ter elegância no verão. A não ser que você tenha um emprego fashion-tolerante e seja magra-esquálida e super-gata pra arcar com a responsa de deixar muita pele à mostra.
Hoje não tá fácil!
Queria sol de primeiro mundo, que só ilumina e não esquenta.
E queria também uma burca.
Tô de mal do tempo, da vida séria e do espelho!

E tem mais: ponho hífen onde eu quiser. O blog é meu e pronto.
.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Gente que faz

(de quase um tudo)

Acabei de voltar da Espanha e tive a grata surpresa de constatar que o país se adaptou bem mais aos cadeirantes. Tem rampa, elevador e facilitadores de barreiras em toda parte. Assim, como feliz consequência, vê-se muita gente de cadeira de rodas pelas ruas, museus, lojas, parques. Vivendo livremente na rua. Eficientes na vida. Um alívio. Deu uma esperança de ver em larga escala a idéia de que cada um deve poder usar o que tem de melhor e não ser impedido pelas suas dificuldades.


Lembrei de uma história legal de um grupo de terapia que eu vi na faculdade. Era uma turminha de 8 pessoas com deficiências diversas que estava na vida, estudando, trabalhando, amando, lutando. Eram 3 homens e 5 mulheres, entre elas duas chamadas Maria: uma com deficiência auditiva e a outra visual. Eles se encontravam com o terapeuta uma vez por semana e dificilmente alguém faltava, mas os atrasos eram constantes, visto que dependiam de transporte público e às vezes ainda tinham contratempos adicionais aos da maioria das pessoas.

Numa certa tarde a terapeuta estava esperando na sala, quase dez minutos passados do horário da sessão e ninguém tinha chegado ainda. Logo apareceu o Giba, esbaforido, pedindo desculpas e dizendo que o trânsito estava uma loucura. Mas que não era pra se preocupar porque ele tinha falado com todo mundo e todos tinham confirmado que iriam à sessão sem falta, menos a Maria, que ia numa missa de batizado ou algo assim. Em seguida, a pergunta da terapeuta foi: Qual das Marias?

E a resposta do Giba: A que escuta.

...

A-ha! Isso aqui não é pra principiantes! Sacou?
Se a vida te der limão, faça limonada.
E se só der pra fazer meio copo, diga que o copo está meio cheio.
.

Esses trinta e poucos anos

Passaram uma noite deliciosa falando sem parar, enchendo a cara e fumando um cigarro atrás do outro. Acabaram descobrindo mais afinidades quando sobrou espaço na cama de solteiro mesmo estando tão confortavelmente instalados.
Acordaram no dia seguinte ainda enroscados.
- Vixi. Meu pulmão tá apitando...
- Hm? Não é o meu?

Dei risada e achei lindo de morrer. E me dei conta que depois de uma certa idade a gente aprende que é muito mais raro conseguir sincronizar a respiração do que os supiros. E que reciprocidade é a melhor coisa que existe.
.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Engaged

Mais uma que eu gosto em inglês: quando alguém planeja casar e se compromete com o parceiro, usa-se o termo "engaged". Acabei de ver que a raiz é do francês en gage - que seria algo como 'estar prometido' - expressão usada em seus primórdios para a ocasião de pré-núpcias. Mas eu gosto mesmo do sentido mais amplo do inglês: envolvido, ocupado, dedicado a algo.

Ficar junto com alguém que você gosta implica em se ocupar da pessoa. Estar ligado ao outro por escolha, dedicar-se, envolver se na sua vida. Ter alguém com quem você quer fazer isso é uma coisa absurdamente boa. Dessas que a gente não pode deixar passar. Pensa bem: tem tanta gente nesse mundo, mas de repente você percebe que não quer todo mundo. Quer ter "aquela uma" pessoa com você. Pra viver o que vier do seu lado.

Sorte de quem consegue sentir isso e de fato se envolver. Parabéns, meus queridos, pela decisão de se jogar de cabeça. Eu acredito no amor, na intimidade, na delícia de crescer juntos na vida. Tô muito, muito feliz por vocês!

May you always share love and joy! Cheers!
.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Virou um Tango...

Estava demorando pra essa viagem apresentar seu dark side! Sabemos que pode tardar, mas nunca falha. Toda viagem tem seu momento "putaqueopariu! oqueéqueeutôfazendoaqui?"

E a bomba foi mesmo em Granada! (sorry again)

Horário marcado pra ver os palácios de Alhambra. Andar por horas a fio pelos jardins. Chafurdar nas poças. Ouvir o sino sendo badalado sem descanso pelos turistas imbecis que resolveram subir na torre. Frio desgraçado. Fila sem fim. Chuviiiiia. Chuviiiiia. Chuviiiiia.

Tudo bem. Ok, ok. Depois que você entra no palácio o negócio é realmente lindo. Mas na boa: pra valer a pena um dos otomanos tinha que ter vindo pessoalmente servir um chá. Ai que saudade do meu sofá quentinho... .

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Feliz 2009

Começo 2009 de um jeito feliz: cheguei a Granada e descobri que a cidade é realmente um estouro!
(hmmmm... sorry, não consegui evitar.)

Outra coisa que eu descobri: só tem gente linda aqui na Espanha. É um absurdo! Homens, mulheres, crianças, idosos... todos lindos, estilosos, elegantes. Que queimem minhas retinas de tanta lindeza! Nem ligo.

Ah! E agora sei que tem dois jeitos de cumprimentar em castellano, depende da ocasião:

A primeira é: ¿Holla que tal?

A segunda é: ¡Ho la em casa!

Vale! Yo estoy terrible...