terça-feira, 7 de agosto de 2012

antes tarde

fora as coisas de bicho que a gente já nasce sabendo, o resto a gente só sabe se aprender.

tudo que a gente vem a saber, a gente aprende nas experiências com o mundo, e principalmente, na convivência com os outros.

nos últimos tempos minha convivência ficou bem restrita a mim mesma, por motivos bons ou ruins, que não vem ao caso. o fato é que eu aprendi algumas coisas nesse longo auto-encontro:

1- eu sou problema meu
2- as pessoas se importam, mas eu continuo sendo problema meu
3- eu posso ter ajuda, mas eu ainda serei problema meu
4- queira eu ou não, o problema de ser eu é meu
5- tenha eu habilidade de resolver ou não o problema, adivinha? ele ainda é meu.
6- mesmo que eu tenha tido a impressão de que eu era problema alheio, na real, eu era mesmo problema meu.

não foi sem dor que eu aprendi isso tudo, nem sem uma boa dose de sensação de incompetência ao longo do caminho. nem sem um profundo sentimento de remorso por ter deixado o problema à deriva por tanto tempo e, por não me tocar que eu não era problema alheio, provavelmente ter causado muitos transtornos a outrem.

às vezes acho que eu fui a incompetente por não ter aprendido antes. às vezes acho que uma série de acasos e responsabilidades espalhadas acabaram não me dando a oportunidade de aprender. culpa de quem for, o problema é meu.

6 comentários:

peter disse...

acontece que muitas vezes o problema não é bem um problema.

Silvinha disse...

verdade...

giacca, synbad, tchuca... disse...

Constatação de um sozinho profissional (eu): mesmo com o tempo, a gente não se acostuma com a solidão. Mas a gente aprende a gostar de nossa companhia.

Silvinha disse...

ah giacca, e' muito facil gostar da SUA companhia. eu nem precisei aprender. ja sabia desde sempre.

Heitor Nunes disse...

E quem tem o poder de resolver, veja só: também VOCÊ! ;)

Mia Silvia disse...

Adoro esse texto, não importa a idade que a gente tenha, sempre aprende muito com ele.

Love U