terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

o calcanhar de aquiles da razão

sabe a história do cara super cool que quando tá apaixonado só faz piada sem graça na frente da garota? ou da menina elegante e delicada que quer impressionar o mocinho que ela gosta e acaba tropeçando na escada e levando um tombão na frente dele? essas coisas acontecem porque quando a gente gosta de alguém a gente quer tanto acertar que acaba perdendo a naturalidade. a gente quer tando que de certo que acaba estragando tudo!

acho que isso acontece porque quando a gente tá envolvido de coração a gente acaba desviando toda a nossa capacidade só pra aquilo que a gente sente, pras coisas que a gente quer, ou espera, ou tem medo. estar envolvido emocionalmente em uma situação em geral implica em estar vulnerável, entregue, sem as rédeas. pode ser paixão, decisão profissional, virada na vida, questões familiares, relações de amizade. se você se importa muito com aquilo, é certo que não vai conseguir lidar de forma razoável.

mas você não é psicóloga? pra você não é natural analisar a situação e saber como agir? ha-ha-ha. isso não podia ser mais longe da verdade. quando eu to envoRvida eu faço quase tudo errado. ou atrapalhado. ou estabanado. ou ajo de forma ridícula. ou faço coisas estúpidas. e sempre fico na dúvida. e sempre acho que entendi tudo, mas daí tudo parece diferente no minuto seguinte. the truth is i don't have a clue.

eu não confio mais em mim. eu não confio no meu julgamento, na minha capacidade de tomar decisões acertadas. a dúvida e a incerteza fazem de mim o meu pior inimigo.

meu coração é a minha própria kryptonita.
.

8 comentários:

KeniaArchas disse...

Ai....Idem, idem, idem!

giacca, synbad, tchuca... disse...

puts, sil, nao da pra vc escrever umas coisas menos complexas de vez em qdo?? rs... vc sempre diz coisas acertadas, q fazem sentido, q nao sao de solucao trivial... fica dificil ajudar, assim! rs...
olha, eu confio em vc e no seu julgamento (sobre os outros). e acho q vc precisa confiar mais em outros qdo seu coracao estiver em jogo (ja q tem criptonita nele).
agora, sou obrigado a plagiar a mim mesmo nessa hora e dizer: viver não eh pra principiantes...

Lavi disse...

O coração é a kryptonita de todo mundo!

E sempre me fascinou essa ironia da vida de psicólogos, terapeutas e afins. Autocura é uma ilusão.

Mia Sílvia disse...

Por isso que minha avó dizia, como todos no tempo dela: casa de ferreiro, espeto de pau.
E, para não ser considerado principiante, quantas vidas tem que ter vivido antes desta? só pra saber..........

Anônimo disse...

Putz, que alívio, não sou a única... Será que meu coração também é verde?

Lari-->Penso e logo não existo disse...

concordo plenamente com o seu texto, como sempre, adorei seu blog ;D quando puder passa no meu! beijoo

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Foi aquela Sra do sobrado ali da esquina que de tanto pensar, ponderar, analizar e repensar, ela sim ficou loca.

Duda Camargo disse...

Também concordo! Mas ainda bem que quase todas as m... que a gente faz têm volta. A não ser, por exemplo, que a gente pise na lesma de estimação da outra pessoa, porque aí a lesma fica meio irrecuperável... Quer dizer, não foi um bom exemplo, mas eu não consigo pensar em nada melhor agora.