segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Garibaldo

não é fácil manter tudo em ordem. a casa, a saúde, os compromissos, tudo mais. estou em franco movimento de tentar manter o que sobrou. da casa, da saúde, da vida toda. estou jogando fora o que ninguém quer mais. tentando achar um novo dono pro que pode ser reaproveitado. estou limpando, lavando, consertando, reformando o que está em uso.

nesta última categoria estavam as almofadas de casa. precisavam de um bom banho. algumas precisavam de um ziper novo. outras de um remendinho. uma das minhas preferidas, a de nózinhos de retalhos amarelos, estava precisando de tudo isso. fiquei na dúvida se valia a pena ou não me dar ao trabalho.

daí pensei nos bons tempos em que ela era conhecida como Garibaldo. companheirão. parceiro. amigo Garibaldo. participava de ensaios musicais, esbórnias de vinho, festas de família, visitas de nenês e avós. estava nas fotos ao nosso lado, ao lado dos alegres convivas, ao lado dos irmãos de passagem, vindos de terras distantes. acordava enlaçado por amigos desnorteados que capotaram no sofá e mal se lembravam onde estavam.

tomei o cuidado de costurar o que precisava antes de mais nada. depois liguei o ciclo suave da máquina de lavar. mas não teve jeito, não. despedaçou-se em centenas de retalhos amarelos. não resistiu. recolhi suas penas-retalhos tom sur tom e coloquei-as no lixo, junto com o desmantelado resto da peça.

no prosaico ato de amarrar o saco de lixo me vi num momento que se encheu de sentido. estou no meio de escombros. roupas, objetos e lembranças. ao despedir do Garibaldo tive medo de nunca mais conseguir olhar as fotos e, pra não sofrer mais, acabar apagando da memória todo o tempo que se foi.

4 comentários:

Anônimo disse...

Garibaldo pode ter despedaçado, mas continuará eternizado nos momentos felizes. Garibaldo há de entender que agora é tempo de almofada purple, do lindo e adorável Telly Monster.
http://www.sesamestreet.org/muppet/-/journal_content/56_INSTANCE_MUPP/10171/Telly%20Monster

sagel disse...

porra, cara o garibaldo.... que saudades!!!!
mas é assim... para poder ter outra almofoda, é preciso deixar o garibaldo ir...
eu continuo por aqui...
love you

giacca, synbad, tchuca... disse...

legas, foi sem querer a citação "almofOda" ou vc achou realmente foda a perda? acho q foi um ato 'fálhico'... rsrs

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Garibaldos vão...histórias ficam.