quarta-feira, 4 de novembro de 2009

lévi strauss. não o do jeans. o outro.

uma humilde reverência a Claude Lévi Strauss, o filósofo e antropólogo, no dia de sua morte.

o lévi strauss faz parte do meu repertório por causa da puc. e as coisas que ele falava, que eu aprendi nos livros, hoje em dia fazem parte da minha alma. o jeito que eu entendo o mundo tem a ver com o pensamento que ele ajudou a construir: a mente humana é o elemento primeiro de tudo que a gente conhece como mundo.

as estruturas sociais são o imediato reflexo das estruturas cognitivas. se você quer entender uma sociedade você deve estudar sua gramática, ele dizia.

eu não me lembro muito especificamente das obras que estudei. parece que o que ficou foi uma grande influência do olhar dele. e particularmente duas frases. são dois dos princípios definidos por ele, que regeriam a mente humana e, por conseguinte, as organizações e relações sociais, das mais simples às mais complexas:

'reciprocidade é o jeito mais simples de criar relações sociais.'

'um presente une ambos doador e receptor numa relação social contínua.'



vale pros índios da amazônia, pras sociedades ocidentais, pras tribos do pacífico. vale pras relações de poder entre estados, pras crianças do parquinho, pra duas pessoas que se encontram num bar qualquer.

esses princípios aí querem dizer mais ou menos 'quando um não quer dois não brigam'.

ou então, se preferir, que um relacionamento tem que ser feito de dois. ninguém consegue levar um relacionamento sozinho. os dois TEM QUE querer.

ninguém consegue dar um presente se o outro não recebe. perde todo o sentido. vira só uma imagem tanto triste quanto patética de alguém estendendo os braços diante do nada com um embrulho bonito e todo enfeitado com fita.
.

2 comentários:

Thiago Rivero disse...

ouch!

mélis disse...

vc, como sempre, transformando papo-cabeça em coisas que o nosso coração entende!

tá lindo!