domingo, 12 de julho de 2009

Até explicar que nariz de porco não é tomada...


Eu devia ter uns 4 anos quando perguntei pra minha mãe se podia enfiar um grampo nos buraquinhos da tomada. Ela disse que não, naturalmente, porque se eu fizesse aquilo eu levaria um choque.

Embora eu depreendesse que não devia lá ser muito boa coisa, 'choque' não constava do meu repertório. Na minha parca experiência de vida eu ainda não havia passado por isso e, desta forma, não podia avaliar se valia ou não a pena eu fazer aquilo que me parecia certo. O grampo tinha duas pontinhas de acabamento arredondado que pareciam encaixar tããão bem na tomada!

Desde cedo já ciente do medo de assumir responsabilidades sozinha, continuei insistindo no assunto por tempo suficiente para que minha mãe - pessoa incrível e que sempre quis apenas o meu bem - perdesse a paciência e desistisse de tentar me convencer pela teoria. "Então vai, filha. Faz o que você quiser... Mas tô te avisando que vai ser ruim!"

Bom. Não preciso contar com detalhes o que ocorreu a seguir. Basicamente foi: grampo, choque, choro, colo, consolo. "Xiu, xiu... passou, passou..."

Um só choque e vááárias lições aprendidas sobre como a vida funciona.

Eu lembrei dessa história recentemente quando fui comprar material para o rapaz instalar pontos de eletricidade a mais no meu consultório novo. Vocês sabiam que agora existe uma lei que regulamenta um novo formato para as tomadas brasileiras?


É isso mesmo. Não existe mais aquela tomadinha plana com os furinhos de focinho de porco! Agora todo o País deve adotar tomadas em formato hexagonal com um encaixe "recuado" tipo um degrauzinho. A parte de metal só encosta no buraquinho de energia depois que o plugue estiver inteiro dentro desse tal "degrau" da tomada. Ou seja: só entram os plugues que tenham exatamente aquele formato.

- Como assim? A troco de quê? "É para evitar que as pessoas tomem choque ao ligar ou desligar o plugue dos aparelhos", respondeu gentilmente o carinha da loja.

- Mas gente! Nenhum aparelho que eu tenho veio com esse plugue! Eu vou ter que usar adaptador ou trocar todos eles? "Pois é... tá todo mundo achando ruim. É capaz que nos próximos meses esse vai ser um assunto muito falado no Brasil".

Pois muito bem. Que fique registrada minha indignação! Então agora precisa de legislação pra proteger a população de levar um choque na tomada? Só faltava essa mesmo! Deixa o cidadão tomar o primeiro que logo aprende! Tenha dó, né...
.

7 comentários:

Plinio Bolognani disse...

É uma padronização para os "plugues" brasileiros, uma vez que era tudo "à moda Bangu".
Voce comprava um eletrodoméstico e ele vinha com o contato chato, outros vinham com os redondos(aproximadamente uns 10). E todos são realmente perigosos para crianças.
Esse novo plug foi feito ABNT (assocoiação Brasileiras de Normas Técnicas) tem um pino de terra, para descargas elétricas, e (o que eu acho ruim) não vai permitir benjamins).
Mas fique tranquila temos ainda uns 3 anos para adaptar as tomadas e os aparelhos.
mais detalhes: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL63952-5598-179,00.html

mélis disse...

Acabo de gastar algumas (muitas) centenas de reais em novos acabamentos de interruptores e tomadas para o apê novo na Telhanorte (não tem coisa melhor pra dar cara nova à casinha), tb sofri horrores procurando aquela tomada de 'tracinho-tipo americana'
Já tinha ficado puta de ter que encher a casa de benjamins, agora vem o Pili e diz que não cabe benjamiiiim!!!

só pra constar EU NUUUNCA TOMEI CHOQUE EM TOMADA! acho essa lei um SACO
MIMIMI.

ps.: a dona mami que vai criar meus filhos. ela é uma sweety!

Lavi disse...

Eu me lembro do primeiro choque que levei quando criança, ao mexer nuns fios desencapados durante uma reforma em casa. Funcionou: nunca mais pus a mão em tomada, fio...

calenza disse...

uma vez eu tava num churrasco e olhava a cerca eletrica. ela la quietinha me chamava. depois de algumas caipirinhas eu encostei e foi chocante.

o legal é: primeiro a reforma ortográfica que o LULA liberou. portugal nem assinou ainda, dizem.

segundoo cigarrinho amigo dos nossos colegas.

depois o suco de sei lá o que em ribeirao.

agora a tomada.

gente, to chocado.
bja

beto disse...

cara... tive o mesmo prob. na reforma do ape. O pior é que é muito mais perigoso ficar usando adaptadores do que a porra da tomada antiga... alguém ta ganhando dinhero com isso em algum lugar!

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Pelo menos ninguém vai ficar sem a ponta do dedo, um amigo meu tinha dois anos qdo enfiou o dedo na tomada, a mãe estava atendendo a porta e não viu. O apelido dele é "Anjinho" mas ele sempre foi um kpeta.

mélis disse...

concordo com o Beto..alguém tá faturando alto. cada maldito adaptador custa 13 reais e já nem tinha mais na Telhanorte. Eu odeio essa tomada.

e odeio a forma HEXAGONAL

MIMIMI.