quarta-feira, 29 de julho de 2009

quem que tá de óculos cor-de-rosa? quemque?

querido diário,

estou em Helsinki, uma cidade linda de morrer!!!
o povo aqui é muito bonito, a cidade é limpinha e bem cuidada, cheia de flores... estou achando tudo maravilhoso e estou muito feliz.

a unica coisa que deixa a gente um pouquinho triste é ver que tem pela cidade umas pessoas um pouco sofridas, imigrantes do leste europeu. coitados. eu lembrei daqueles romenos que pediam trocado nos faróis de são paulo... o país deles teve guerra, eles estão há anos em uma situação desesperadora.

enfim, acho que eu fiquei com tanta pena deles que inconscientemente resolvi fazer algo para ajudá-los. assim, acabei deixando um deles levar minha carteira, cartão de crédito e passaporte. foi tão rapidinho que eu nem percebi que a minha doação ja havia sido feita. que danadinhos, hein?

eu comprei uma água, guardei a carteira na bolsa, saí da loja e fui atravessar a rua para comprar cerejas fresquinhas... na faixa de pedestres tinha bastante gente, só pode ter sido aí que tudo aconteceu. ai, ai, estou tão contente por ter ajudado uma famíla carente do leste europeu! aquela gente tão sofrida...

bom, querido diário, queria te contar tudo isso pois tive um dia inesquecivel: conheci a delegacia de Helsinki, falei com vários policiais super simpáticos, aprendi que polícia em finlandes chama poliisi. que legal, né? além disso também conheci a embaixada brasileira na Finlândia, e vou ganhar um passaporte novinho.

ah! agora eu estou sem cartao de crédito, então a viagem vai ser muito mais emocionante, sem o apelo consumista do capitalismo. ainda bem que tenho muitos amigos para pagar a cervejinha pra mim. e também a tequila, o vinho e a vodka. já comentei q a vodka daqui é ótima?

ai, querido diário só bebendo pra comemorar isso tudo, não é mesmo?

Y
.

sábado, 25 de julho de 2009

existe alguem mais linda do que eu?

dizem que quebrar espelho da´ 7 anos de azar, nao e´ isso?

felizmente descobri que só há uma situação imune à maldição: se o espelho for quebrado em um dia super gostoso, se voce estiver de férias com amigas numa cidadezinha linda escondida no meio da grâ-bretanha, tentando dirigir um carro com a direcao do lado errado e o espelho, no caso, for o retrovisor do lado esquerdo.

nesse caso - e so´ nesse caso - parece que a tal da praga dos 7 anos nao pega. mesmo que tenha sido pura impericia...

ufa...
.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

o velho e o mar

não fosse a casinha de bonecas que você fez pra mim
as tardes que a gente ficava mexendo com a suas ferramentas
as madrugadas vendo bangue-bangue
se não fosse os desenhos que você fazia pra eu pintar
as barracas mais populares nas festas na minha escola
as viagens, a mobilette e os carros
e por tudo que você financiou pra mim
se não fosse sua torcida em todos os meus jogos
se você não tivesse chorado quando eu aprendi a ler
quando eu tirei as rodinhas da bici
quando eu entrei na puc
quando eu me formei
quando eu casei
se não fossem infinitas as vezes que você me levou e buscou
e deu carona pra todos meus amigos
se não fosse pelo seu carinho e apoio em tudo que eu fiz
por me prestigiar e me valorizar
pela sua presença constante na minha vida
se não fosse pelo esforço absurdo pra ficar bem
só pra estar mais um tempo com a gente
se não fosse por isso tudo
eu acho que ia ficar triste por você não vir me ver hoje

eu sinto saudade de você o tempo todo
e continuo achando que você tem que me paparicar
mesmo sendo velhinho
mesmo que seja um trampo

sinto muito, mas eu fui acostumada a ser prioridade
eu sou exigente e acho que mereço tudo de bom
eu só escolho gente decente pra conviver
eu não aceito afeto de má qualidade
eu sei o que é tratar bem alguém e ser cuidada
isso é culpa sua.

(e eu nunca vou conseguir te agradecer o suficiente)

.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

coisinhas

sabe quando o mundo fica pequenininho do tamanho de um nada porque a gente faz sempre as mesmas coisas? sabe quando os problemas bestas ficam muito grandes porque o mundo da gente está muito estreitinho? sabe quando tudo que a gente quer é que um acontecimento extraordinário venha tirar a gente dessa vidinha limitada?

então, é nessa hora que você pode dizer que tem mesmo muita sorte se aparecer uma pessoa que diga que você, por causa de um cuidadozinho à toa que não custou nada, foi importante no rumo da vida dela. ela acha que você que fez bem pra ela, mas na verdade ela é que tá fazendo bem pra você.


ainda bem que tem outras pessoas no mundo. se fosse só eu seria muito chato.
.

domingo, 12 de julho de 2009

Até explicar que nariz de porco não é tomada...


Eu devia ter uns 4 anos quando perguntei pra minha mãe se podia enfiar um grampo nos buraquinhos da tomada. Ela disse que não, naturalmente, porque se eu fizesse aquilo eu levaria um choque.

Embora eu depreendesse que não devia lá ser muito boa coisa, 'choque' não constava do meu repertório. Na minha parca experiência de vida eu ainda não havia passado por isso e, desta forma, não podia avaliar se valia ou não a pena eu fazer aquilo que me parecia certo. O grampo tinha duas pontinhas de acabamento arredondado que pareciam encaixar tããão bem na tomada!

Desde cedo já ciente do medo de assumir responsabilidades sozinha, continuei insistindo no assunto por tempo suficiente para que minha mãe - pessoa incrível e que sempre quis apenas o meu bem - perdesse a paciência e desistisse de tentar me convencer pela teoria. "Então vai, filha. Faz o que você quiser... Mas tô te avisando que vai ser ruim!"

Bom. Não preciso contar com detalhes o que ocorreu a seguir. Basicamente foi: grampo, choque, choro, colo, consolo. "Xiu, xiu... passou, passou..."

Um só choque e vááárias lições aprendidas sobre como a vida funciona.

Eu lembrei dessa história recentemente quando fui comprar material para o rapaz instalar pontos de eletricidade a mais no meu consultório novo. Vocês sabiam que agora existe uma lei que regulamenta um novo formato para as tomadas brasileiras?


É isso mesmo. Não existe mais aquela tomadinha plana com os furinhos de focinho de porco! Agora todo o País deve adotar tomadas em formato hexagonal com um encaixe "recuado" tipo um degrauzinho. A parte de metal só encosta no buraquinho de energia depois que o plugue estiver inteiro dentro desse tal "degrau" da tomada. Ou seja: só entram os plugues que tenham exatamente aquele formato.

- Como assim? A troco de quê? "É para evitar que as pessoas tomem choque ao ligar ou desligar o plugue dos aparelhos", respondeu gentilmente o carinha da loja.

- Mas gente! Nenhum aparelho que eu tenho veio com esse plugue! Eu vou ter que usar adaptador ou trocar todos eles? "Pois é... tá todo mundo achando ruim. É capaz que nos próximos meses esse vai ser um assunto muito falado no Brasil".

Pois muito bem. Que fique registrada minha indignação! Então agora precisa de legislação pra proteger a população de levar um choque na tomada? Só faltava essa mesmo! Deixa o cidadão tomar o primeiro que logo aprende! Tenha dó, né...
.

Limpando a barra...

Pra quem não viu na midia, tá aqui o vídeo que limpa a barra do presidente Obama. Na verdade ele - gentelman que é - estava ajudando uma outra moça a descer o degrau...
que gracinha, né Méliss?

Já Monsieur Sarkozy... ah, esse tava olhando mesmo! De virar o pescoço e procurar a moça no meio do povo.
Serais ce possible alors?



Bom, e mais uma vez na imprensa internacional:
mulher brasileira = bunda.


e a besta aqui engorda 3kg uma semana antes de viajar pro exterior.
adivinha em que parte as minhas roupas estão apertadas?
humpf! odeio piada pronta...
.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Feitiço de Áquila





Saiu hoje nos jornais do mundo todo essa imagem sensacional da Reuters: os líderes do G8 se preparando pra tirar uma foto no encontro em Áquila.

Não sei se eu gosto mais do fato de o Obama estar prestes a tropeçar por desatenção ou da cara de 'an-han hein?' do Sarkozy.

To aqui pensando que se fosse na frente da obra lá em Guaianázes os pedreiros iam estar falando algo do tipo: 'ô esse carnão lá em casa!' E nesse caso os cavalheiros devem estar pensando algo bem parecido, em inglês e francês respectivamente.

Boys will be boys.

...

Como diz minha sábia tia Suzy:
'tem homem que cai de podre, mas não amadurece'...

To chorando de rir.
.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

programa de indi

posso falar uma coisa? nada sério, não. é só pra deixar registrado, não que isso tenha importância alguma pra quem quer que seja. mas é que eu acho o indiana jones um porre. pronto. era só isso mesmo. obrigada.
.

RE: FWD: fwd: subject = assunto

pqp! será que é muito difícil de entender pra que é que serve a linha de assunto num email?

que antipatia que me dá de gente que manda informação importante em email com um título nada a ver.

será que fulano não desconfia que as mensagens são filtradas pelo grau de importância que seus títulos sugerem?

não adianta mandar o comunicado urgente do diretor em um email cujo assunto é: "fwd: re: re: corrente do bem! (não quebre)"

será que não dá pra imaginar que as pessoas talvez não tratem tal mensagem como prioridade no dia????
.

domingo, 5 de julho de 2009

Paris

Entre as coisas boas de morar em são paulo temos os festivais de cinema. Em junho a Reserva Cultural promoveu um com filmes franceses inéditos. Eu tive a chance (em francês = sorte) de conseguir um ingresso pra ver Paris.

Paris é um filme francês no visual e universal na temática. É daquelas histórias que mostram gente comum vivendo a vida. Então fica claro que o que mais importa nesse mundo é a presença das outras pessoas. Embora o filme se enquadre na categoria 'drama', eu saí do cinema leve e me sentido bem, com vontade de ver as pessoas queridas com mais frequência. Querendo ouvir mais música, dançar mais, namorar mais.

Acabei de saber que o filme vai entrar no 'circuitão' nessa semana. Recomendo para todas as audiências. Quem quiser companhia me chama que eu vejo de novo.


este trailer também foi 'emprestado' do blog jádore le cinéma, listado aí ao lado.
.

sábado, 4 de julho de 2009

favoritos

aí nos meus favoritos tem o 'visite o blog', que está sempre cheio de novidades por obra do paulão gorniak e da carol rosa. através de um post deles cheguei no blog de um curitibano fã de cinema, que agora tá linkado aí do lado também - 'j'adore le cinéma'. esse cara tem uma seleção de curtas de animação que é de chorar de tanta fofura.

'pesquei' um curtinha dele pra vocês assistirem por aqui.
divirtam-se!

Partly Cloud



.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

quase morrer não muda nada.

o que muda mesmo é morrer.

passei o reveillon 08-09 na espanha. viagem incrível com meus queridos. eu adoro viajar pra respirar ares diferentes, provar novas comidas, ver outras notícias. é que eu adoro ver tv no estrangeiro.
na tv da espanha, o assunto do momento era a russia, em pleno inverno, cortando o fornecimento de gás pro resto da europa por causa de uma picuinha com a ucrânia. o outro assunto bombadésimo (pela revolta que causou na europa católica) era a versão espanhola de uma campanha inglesa da british humanist association: o chamado ônibus ateu e seu slogan.

provavelmente deus não existe.
agora pare de se preocupar e curta sua vida.










esta noite sonhei com a minha prima que morreu aos 33 anos.
ela teve câncer.
sua morte causou uma destruição na família, imaginem só.
mas hoje todo mundo tá razoavelmente recomposto, celebrando datas e nascimentos, buscando a felicidade do dia-a-dia. porque quem continua vivo tem essa chance.



fico feliz que a década dos 30 me deixou mais em paz com a consciência da urgência da vida.


no sonho a cris estava linda e dando sua gargalhada-cacarejo.
cabelão solto na cara, uma bata azul e o violão.

balançava o pé branquinho marcando o ritmo da música.
eu, prima pequena, sempre a tive como modelo de tudo que era mais cool e feliz nessa vida.
muita saudade.

.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

it's comin' to get ya!

- alô! tá livre? pode falar um minuto?
- posso sim, tô tranquila. hoje dois pacientes da manhã desmarcaram porque não estavam se sentindo muito bem. estão gripados acho...
- puxa, que coisa... mas e aí? você pode almoçar comigo hoje?
- hummmm. não sei. depende da hora que o cara do gesso vai passar pra fazer o orçamento. ele ficou de confirmar se vem às 11 e meia ou às 3.
- e quando ele vai te avisar?
- ele não sabia quanto tempo ia demorar. precisou levar a namorada no médico. ela estava há dias com um febrão.
- é mesmo?... mas então, vamos ver se a gente consegue jantar?
- pode ser. mas tem que ser depois das 10.
- meio tarde não é?
- é que eu tenho que atender um paciente até 9 e meia. ele é médico do PS, disse que tá muito movimentado lá. pediu pra mudar o horário dele pra noite. muitos virus à solta.
- eu hein... bom, melhor deixar pra amanhã, então...
- por mim tá fechado! você chama a Ju pra ir com a gente?
- vou tentar. nem consegui falar com ela hoje.
- ué? ela não tá aí com você?
- não te falei? ela nem veio trabalhar. parece que estava com uma gripe forte, febre alta...
.