terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ritos de Passagem

Você sabe o que são Ritos de Passagem?

Eram meu assunto favorito das aulas de antropologia. Trata-se daquelas cerimônias que marcam que uma pessoa está passando por uma transformação e, a partir daquele momento, ela terá um status diferente dentro do seu grupo.

Praticamente todas as sociedades humanas conhecidas desenvolveram algum tipo de rito de passagem, sejam eles de caráter mais religioso, de poder político ou de iniciação. Em tudo quanto é canto do mundo, por exemplo, existem ritos para as meninas quando ficam mocinhas e para os meninos quando passam a participar da caça ou de batalhas junto com os homens adultos.

Aqui no nosso mundinho temos os ritos de passagem formais, institucionalizados, tais como os batizados, bar mitzvas, bailes de debutantes, casamentos, formaturas, velórios. E aqueles menos formais, mas não menos importantes, tipo um trote de calouros da faculdade, o primeiro barbeador dos meninos, o primeiro soutien das meninas, o almoço de despedida do diretor que vai se aposentar. Todos eles mostram ao mundo que aquela pessoa, dalí em diante, será diferente.

Outro dia eu estava pensando nisso e achei que tem ainda um outro tipo de rito de passagem. Que na verdade pra mim é o mais fudido de todos, que mais me emociona. É aquele meio secreto, meio piada interna. Que a gente faz pra gente mesmo quando toma uma decisão que a gente sente que vai mudar nossa vida. É aquele momento que a menina se olha no espelho e decide que vai sim dar seu primeiro beijo e daí sai de casa sem o aparelho nos dentes. É o rito de passagem que serve pra eu mostrar pra mim mesmo que eu quero que alguma coisa seja diferente pra mim, dalí em diante.

Conheço um cara que estava na vida. Aberto às possibilidades do mundo. Disponível pra o que viesse. Até que conheceu uma garota. E depois de muito poucos dias começou a sentir uma inquietude. Sabia que tinha que tomar uma decisão pra ele mesmo. E o momento rito de passagem rolou quando ele olhou no espelho e decidiu cortar os cachos.

Começou com a tesoura. Depois foi a agenda telefônica.



post scriptum post:
Aos amigos e amigas que decidiram cortar os cachos, literal e metaforicamente, pra se jogar num amor inteiro em dois mil e love.
Escrevi esse post pensando em vocês. E escrevi isso morta de feliz por lembrar como eu tenho sorte. E também porque a atitude de vocês me deixa em paz, me mostra que as coisas são mais simples do que parecem e me dão a confirmação de que no fundo todo mundo procura as mesmas coisas.

6 comentários:

mélis disse...

pouxa vida... tô um coraçãozinho agora. totalmente na torcida desse rito de passagem! joga fora esse chip, queima essa agenda.
senão eu esfrego seu lanche no chão.
:P
hahaha pensei.

Sujeito Oculto disse...

Adorei! ;P

... por mais que esteja errada disse...

Morri.

calenza disse...

essa menina escreve bem, dá até raiva.
bja

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Hahaha!!

Monica Miranda disse...

uau....é nosso momento!!!!! incrivel!!!!!! ro esperando sobre o fim de semana ...hehehehe
MOnica