sábado, 28 de fevereiro de 2009

Why so charming?

Tem gente que sempre sabe falar a coisa certa pra fazer você se sentir bem. Isso é um talento que algumas pessoas trazem já em seus cromossomos. Outros desenvolvem a habilidade com muita observação e treino. Não importa. O resultado é tão bom quanto.

Sabe aquela amiga que, mesmo quando você fez a maior besteira, fala que você mandou bem, o mundo que não é justo mesmo? Ou o amigo que está com você quando você cruza com o seu ex (com a nova atual, óbvio) e manda um hmmm he traded down, meio de canto de boca? Tem também aquele senhor quase desconhecido que vê que você está deslocada na festa chata do trabalho e se você pergunta se o lugar tem dono ele diz claro, a dona é você. Ou o anfitrião daquela festa em que você foi super inconveniente que te encontra e diz que sempre vai te convidar de novo, porque a sua presença deixa as festas mais interessantes. E o garçom que chama todas as mulheres da mesa de senhorita mesmo quando você está jantando com seus sobrinhos e as namoradinhas deles.

Eu adoro essa gente. Eu adoro gente que me faz sentir querida. Que venham os pequenos galanteios cotidianos. Sábia era a minha tia Maria Helena, que cultivava o charme e a cortesia em todas as relações, por mais banais que fossem. Eu adoro gentileza.

Meu irmão não mora mais em São Paulo. Descobriu que era um carioca enrustido nato e que de lá não sai, de lá ninguém o tira. Então fica mais difícil da gente se ver toda hora. No fim, ele que acaba vindo pra cá a maioria das vezes e já faz um tempão que eu estou devendo uma visita pra ele. Às vezes a saudade vira antipatia e a gente esquece que está triste porque se gosta e sente falta de se ver, daí acaba sendo meio chato um com o outro, cobrando, reclamando. Neste mês que entra é o aniversário dele e eu estou me programando pra ir passar um final de semana lá. Encontrei com ele no messenger e perguntei se era mais conveniente eu ir nos dias 21 a 22 ou 28 a 29. Sabe o que ele respondeu?

- 21 a 29.

Coisa mais querida! É por essas e outras que esses caras vão conseguindo o que querem na vida, viu...



.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Podemos remarcar pra semana que vem?

Passei um carnaval super tranquilo, sossegadinho.
Nada de balada. Zero pé na jaca. Nenhuma farra.
Mas voltei com uma baita gripe-virose-dengue, sei lá eu.
E pra convencer todo mundo que não é ressaca?



PS: (EM TEMPO) Acordei boazinha na 6a feira... será que era ressaca mesmo?
.

Tomara! Tomara!

Gente, eu vi um post no Blog do Mi que me deixou com o coração partido. Vocês têm que ir lá ver. Juro que todo mundo tem que ver. (Clique aqui que eu te mostro: videozinho do BLOG DO MI)

Dá pra sentir a responsa que a gente tem cada vez que reproduz uma estupidez sem pensar. Sei que o estrago é grande, mas dá pra melhorar se a gente conseguir mudar um pouquinho dentro de cada um. Eu sei que parece daquelas ideiazinhas pequenas, mas eu acho que são essas que podem fazer o mundo ser um lugar mais legal daqui um tempo.

Juro que eu acredito, call me naive de novo, call me Amelie Poulain, tudo bem. Mas eu acho que o mundo vai ser melhor no dia que todas as crianças puderem se achar lindas e legais, porque elas vão ter orgulho de outras pessoas iguais a elas. E vão poder se espelhar. Olha, tomara, tomara que as Obaminhas ajudem a mudar isso! (né Méliss?)
.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Catalunha

Olha só o que tem aqui no Ceará: Tapioqueira! O que é isso, hein? Ah! Um monte de quiosquinho de tapioca! Que amor! Acho que eles vendem a gominha, né? Adoro! Vou comprar muitas pra fazer em casa! Mas será que vão me deixar entrar no Brasil com tapioca na mala?
.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Mulher Brasileira em primeiro lugar

- Howz goin?
- Hi.
- Hey there! I hear an accent.
- Oh really? (como?! sotaque? eu só falei 'HI', for god's sake!)
- Where are you from?
- Brasil. (com sotaque brasileiro, mesmo)
- Oh! Brazil! Samba, carnival... girl from Ipaniima!
- (sorrisinho amarelo)
- Yeah! Brazilian hum?
(ergue a sobrancelha, estufa o peito)
- (sorrisinho amarelo se desfazendo)
- Ow Kay! Wanna dance, Brazilian girl? (cara de conquistador)
- Thanks. I have to go... (cara feia)
- So soon? Lets dance samba! Carnival... Yeah... hum?
- (fui)


Brasileira1: Andreia Schwartz, pivô do caso que derrubou o governador de NY
Brasileira2: Paula Oliveira, pivô de uma quase crise diplomática com a Suíça
Brasileira3: Fulana de Tal, vista via satélite com sem com tapa sexo na Avenida
Em suma: a puta, a pirada e a pelada, respectivamente.



Sei lá, não me levem a mal.
Juro que eu não me acho melhor ou pior que ninguém.
Mas às vezes eu me sinto tão mal representada...
.

Foi sem querer querendo!

pra quem não entende o que é uma sutileza do tipo 'voadora no peito', aqui vai um bom exemplo:

clique aqui para ver a notícia do Estadão

wow, man!
talking about being infeliz, inoportuno e de mau gosto...
ou terá sido sarcástico, oportunista e fiadaputa?

ó, não sei se o cara queria ou não dizer tudo que disse...
ah! mas que disse, disse...

tsc, tsc, tsc...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Workaholic

Hoje eu tô uma máquina de trabalhar.
100% de foco no trabalho! Igual a moça da música aí:


.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Extra! Extra!

Eu vi essa reportagem no Estadão de hoje:

Relatório secreto narra a falta de educação de Hitler: líder nazista roía unhas e não seguia regras de etiqueta à mesa durante refeições.

HAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHAHAHAHA!

Sei lá... achei isso tão sem propósito.
Precisava desvendar um "relatório secreto" sobre isso?
Será que alguém esperava alguma coisa diferente?
Será que é caso de noticiar isso, considerando-se, por exemplo, os demais problemas de conduta do cara? I mean...


domingo, 15 de fevereiro de 2009

Am I the same girl?

Um dia ele olhou pra ela e percebeu que ela estava diferente. Tinha mudado tanto que nem parecia a mesma pessoa. Era como se em dez anos ela tivesse reinventado a cara o corpo as idéias os sonhos as manias o jeito o tom de voz o paladar o tipo de bebida. Você bebe whisky agora? A risada e o choro ainda eram iguais, mas apareciam por razões tão diferentes de antes.

Como é que era possível ter a sensação de que a conhecia tão bem? Quando foi que isso tudo mudou? Será que ele ainda queria ficar alí depois de todo aquele tempo?

Quando se viu prestando atenção nela, reparou que esse tipo de atitude era novidade pra ele. Desde quando ele tinha começado a fazer isso, mesmo? E pensou no tanto que ele também tinha mudado. E o quanto que cada um tinha se transformado por causa do outro, por raiva do outro, por saudade do outro, por querer o outro, pra controlar o outro, pra agradar o outro, pra se afastar do outro, pra acompanhar o outro.

Daí ela jogou uma almofada nele: Tá olhando o quê? Parece que nunca me viu! E enquanto debochava do cara de olhar sério, ela se ajoelhou e começou a desamarrar o tenis dele, igual sempre.



"I am the same girl", Swing Out Sisters

sábado, 14 de fevereiro de 2009

All Times Valentines

Romeu e Julieta, Eros e Psiqué, Harry e Sally, Adão e Eva, David e Maddie, Malu e Tony, Scarlett e Rhett, Bonnie e Clyde, Sol e Lua, Mickey e Minie, Wall-e e Eva, Fátima e William, Ennis e Jack, Paul e Linda, Aragorn e Arwen, Demi e Ashton, Hommer e Marge, Chico e Marieta, Gwyneth e Chris, Chico Bento e Rosinha, Brad e Angie, Elza e Fred, Fernando e Ruth, Morticia e Gomez, Ross e Rachel, Bela e Fera, Alexandre e Heféstion, Uma e Ethan, Bentinho e Capitu e Escobar, Margarida e Donald, Yoko e John, Penelope e Javier, Jasmin e Aladin, Fernanda e Bernardinho, Atis e Safo, Barney e Betty, Kevin e Winnie, Peter e Mary Jane, José e Maria, Christian e Satine, Ben e Jen, Brooke e Andre, Atina e Doda, Carrie e Big, Cirano e Roxane, Sid e Nancy, Pumpkin e Honey Bunny, ia e Paulão, Santo Cristo e Maria Lúcia, Brigitte e Belmondo, Jonathan e Jennifer, Diana e Dodi, Tristão e Isolda, Jane e Herondy, Kim e Alec, JC e Maria Madalena, Baby e Pepeu, Dama e Vagabundo, Dylan e Brenda, Woody e Mia, Josefina e Napoleão, Liz e Richard, Arthur e Guinevere e Lancelot, Trinity e Neo, Eduardo e Monica, Frida e Diego, Dante e Beatriz, Salvador e Gala, Sansão e Dalila, Amy e Blake, Ginger e Fred, Grace e Rainier, Pierrot e Colombina, Nicete e Paulo, Danny e Sandy, João Estrela e Sofia, Clark e Lois, Lindsay e Samantha, Glória e Tarcisio, Caterine e Belmondo, Wilma e Fred, Peri e Ceci, Monica e Chandler, 86 e 99, Rose e Jack, Zélia e Jorge, Luan e Vanessa, Marilyn e John, Rocky e Adrian, Han e Leia, Marido e Flor e Vadinho, Nicolas e Carla, Marco Antonio e Cleo, Harold e Maude, Shreck e Fiona, Gabriela e Nacib, David e Victoria, Charles e Camila, Simone e Jean Paul...





Sing it out loud, Blue Eyes! Smash my heart!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Going nowhere. But fast.

Ela acordou cansada e percebeu que não tinha dormido. Andava trabalhando tanto que transformou a própria vida num projeto.

Etapas pré-estabelecidas, prazos, deliverables. Eficiência, tarefas cumpridas, follow up. Metas. Controle de riscos. Sucesso.

Daí dormir não tinha mais a função de descansar. Só servia de atalho pra chegar mais rápido no próximo dia de expediente.










.

Don't shit where you eat

Tinha uma pracinha do lado da minha escola, na Filadélfia. Era um lugar meio gramado, meio calçado, com vários bancos e muretas pra se sentar. Árvores, flores... e esquilos correndinho prá lá e prá cá. Vivia cheia de gente, principalmente estudantes, mas não só, que iam lá pra fazer um lanchinho, fumar um cigarro, ler, namorar, desenhar, brincar com os filhos, e por aí vai.

A praça era um agito dia e noite. Mas estava sempre limpa, impecável. Porque todo mundo respeitava a plaquinha que dizia:

Pick up your garbage before you leave.

Simples assim. Fácil assim.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

dívida externa: ex-dívida eterna

Pode anotar aí: doze de fevereiro de dois mil e nove. A partir de hoje eu não dou mais a mínima pra esse barulho todo.

Se a crise tiver que piorar, paciência.
Se a bolsa ainda tá no vermelho, lamento.
Mercados asiáticos em pânico? Sorry.
Que a economia globalizada se lasque.
Dane-se o dolar.
Exploda-se o dolar.
F#da-se o dolar!

Screw it! Big time! I couldn't care less...

Porque agora a gente não deve mais nada pra gringo nenhum!
Pode ver aí, ó:













Na época eu ficava pensando se aquilo tudo não era um absurdo, porque eu sabia que ia levar muito tempo pra conseguir devolver a grana. Tinha medo de encarar anos e anos ralando pra pagar uma dívida... Sei lá. O corajoso sempre foi 'o cara', não eu. I am just a girl, you know?
Outro dia me perguntaram se valeu a pena.
Valeu cada penny!
.

O Pato, o gato e o tempo

Eu não sou muito fã de Pato Fu. Recentemente até tentei ouví-los com mais simpatia, porque um amigo recomendou. E ele é um cara que manda bem em recomendações musicais. Tentei de coração aberto. Ainda assim... hummm... não rolou. Porém, sou honesta em admitir que em "Sobre o Tempo" eles acertaram a mão. Adoro letra, música e voz. Adoro tudo.

Tempo, tempo mano velho,
falta um tanto ainda eu sei
Pra você correr macio.

.........................................................Pra ver a letra completa clique aqui.



Ainda não decidi se acho que a Patakai parece otimista ou 'eufemista' quando diz que "falta um tanto"...

Lets face it: o tempo NUNCA vai correr macio.

Ele vem com tudo e chega chegando de voadora no peito e te agarra e te joga no chão com queda de cambalhota e quando você vê está rolando em turbilhão pela vida que nem palha d'oeste carregando todas as suas coisinhas e também mais um monte de outras tantas coisas que vão grudando em você sem chance de escolher direito pra que lado você queria ir.

Pra fazer tudo que eu quero e viver todas as histórias que eu quero não ia adiantar aumentar só um pouco as 24 horas de cada dia. Ia ter que aumentar mesmo o tanto de vida que eu ia viver.

Agora que eu gosto da vida de novo eu queria ter tempo pra viver várias vidas que nem gato mas só que tinha que ser gato dos americanos que é o gato do tipo que tem nove vidas e não só sete que nem os gatos que a gente ouve falar por aqui.
.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Feeling lucky

Ontem entreguei a etapa final de um projeto. Foi um trabalho difícil e eu tinha pouco tempo pra resolver. No fim consegui ficar satisfeita com o resultado, entreguei, encerrei o assunto. E saí com aquela sensação maravilhosa de dever cumprido.

Ontem foi bacana, fazia tempo que eu não me sentia tão bem.

Hoje acordei leve e feliz. Otimista com o mundo. Liguei o rádio do carro e a primeira coisa que ouvi foi um cara cantando e me dizendo que hoje é meu dia de sorte. E que não é pra deixar a oportunidade passar. Acho que você consegue, ele disse. E essa é a hora de mostrar.

Saia da sua zona de conforto...
... e diga ao que veio em dois mil e prove!




Lucky Day (Sasha)

You're looking lost
and I don't know the reason
All that I know is that you should not be
Don't run away
the time is now, the place is here
Don't hesitate, for this is very urgent
I'm in a state in which I should not be
It's up to you, to let a minute save your day

Show me what you got,
I know you've got a lot
So don't you let it slip away
Just show me what it takes to hold you,
maybe no one told you
Trust me when I say
Today's your lucky day
Today's your lucky day


Pra ver a letra inteira clique aqui.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Eutanásia

Agora eu tô com muita pressa, não vai dar pra escrever direito.

Mas eu tenho que falar que hoje eu fiquei incrivelmente feliz pela humanidade civilizada e esclarecida. É um assunto triste, mas a vida é assim mesmo: tem partes bem tristes (e nem por isso deixa de ser boa e de emocionar a gente).

Finalmente, em um ato de amor e luta, o pai conseguiu interromper a vida mecânica que prolongava o sofrimento da filha. Era uma garota italiana que vivia em coma por 17 anos, toda encolhidinha e cheia de escaras* pelo corpo.

Venceu Giuseppe, venceu Eluana, venceu a compaixão e a dignidade humana, venceu o valor inestimável da vida - aquela que pode ser de fato desfrutada.

Abaixo a hipocrisia da vida a qualquer custo. Viva o respeito pela morte. O respeito pela única certeza que a gente tem na vida. Viva!



Mas óbvio que o outro imbecil tinha que falar alguma batatada...
Ô Berlusconíí! Vápaputaqueopariu, vá...



*escaras são as feridas causadas pelo atrito com a cama, visto que a pessoa está sempre apoiada nos mesmos pontos; são extremamente perigosas, pois têm alto risco de infecção e são virtualmente impossíveis de sarar em uma pessoa em coma.
.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A Fabulosa Valsa de Amelie

Era uma vez uma menina que aprendeu que o sentido da vida é fazer parte da vida dos outros. E que o melhor de tudo é o encontro e a chance de ser precioso pra alguém.

Pra se sentir bem, aperte play.



La Valse d'Amelie de Yann Tiersen
Trilha sonora do filme Le Fabuleux Destin d'Amelie Poulain
(França, 2001, direção Jean-Pierre Jeunet)
.

Tabacaria

Indiscutivelmente o melhor do mundo no que faz.
É atleta.
Tá milionário.
Tem um corpo espetacular.
Zentas medalhas de ouro.
Vinte e três anos.
...

Foi flagrado fumando maconha!













Porra, Phelps!

Até que enfim humano, hein!

Que alívio, brother...



Pra ver outras humanidades do cara aí do bong e se sentir melhor sobre seus próprios deslizes clique aqui.

Pra ver o que eu aprendi com o Fernando Pessoa sobre não ser nada de mais, não virar nada do que eu talvez pudesse ter virado, ser só humana como outra pessoa humana qualquer e, assim, não deixar nada de bom por aqui depois que eu me for clique aqui.


.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cair no Mundo

Tem um personagem que me comove de arrepiar e dar nó na garaganta por ser uma metáfora quase que literal do ser-no-mundo (ou dasain, pra filosofar em alemão). É o anjo do Nic Cage no remake do Win Wenders, que no original tem a trapesista do circo e o Peter Falk.

Quando a gente se dá conta que a vida é de graça e é dada, e que o jeito de viver a vida é uma escolha, a gente pode escolher viver de verdade e cair de cabeça em tudo mesmo sem ser perfeito e sentir tudo que vier sem se esconder.

Daí é que a gente cai no mundo.

O anjo do filme é protegido do tormento dos sentimentos humanos e vive em paz. Mas escolhe que pela chance de amar e sentir alegria, vale a pena até mesmo a certeza de que um dia vai sofrer.

O anjo escolhe ser humano e cai no mundo. Literalmente. E se espatifa no chão e fica todo machucado e doendo e feliz da vida porque está sentindo. Caído no mundo descobre que sentir é tão bom mesmo quando dói.













Fiquei aqui pensando que os caras que inventaram os idiomas devem ter levado isso tudo em conta quando decidiram que se apaixonar ia chamar 'fall in love'.
.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ritos de Passagem

Você sabe o que são Ritos de Passagem?

Eram meu assunto favorito das aulas de antropologia. Trata-se daquelas cerimônias que marcam que uma pessoa está passando por uma transformação e, a partir daquele momento, ela terá um status diferente dentro do seu grupo.

Praticamente todas as sociedades humanas conhecidas desenvolveram algum tipo de rito de passagem, sejam eles de caráter mais religioso, de poder político ou de iniciação. Em tudo quanto é canto do mundo, por exemplo, existem ritos para as meninas quando ficam mocinhas e para os meninos quando passam a participar da caça ou de batalhas junto com os homens adultos.

Aqui no nosso mundinho temos os ritos de passagem formais, institucionalizados, tais como os batizados, bar mitzvas, bailes de debutantes, casamentos, formaturas, velórios. E aqueles menos formais, mas não menos importantes, tipo um trote de calouros da faculdade, o primeiro barbeador dos meninos, o primeiro soutien das meninas, o almoço de despedida do diretor que vai se aposentar. Todos eles mostram ao mundo que aquela pessoa, dalí em diante, será diferente.

Outro dia eu estava pensando nisso e achei que tem ainda um outro tipo de rito de passagem. Que na verdade pra mim é o mais fudido de todos, que mais me emociona. É aquele meio secreto, meio piada interna. Que a gente faz pra gente mesmo quando toma uma decisão que a gente sente que vai mudar nossa vida. É aquele momento que a menina se olha no espelho e decide que vai sim dar seu primeiro beijo e daí sai de casa sem o aparelho nos dentes. É o rito de passagem que serve pra eu mostrar pra mim mesmo que eu quero que alguma coisa seja diferente pra mim, dalí em diante.

Conheço um cara que estava na vida. Aberto às possibilidades do mundo. Disponível pra o que viesse. Até que conheceu uma garota. E depois de muito poucos dias começou a sentir uma inquietude. Sabia que tinha que tomar uma decisão pra ele mesmo. E o momento rito de passagem rolou quando ele olhou no espelho e decidiu cortar os cachos.

Começou com a tesoura. Depois foi a agenda telefônica.



post scriptum post:
Aos amigos e amigas que decidiram cortar os cachos, literal e metaforicamente, pra se jogar num amor inteiro em dois mil e love.
Escrevi esse post pensando em vocês. E escrevi isso morta de feliz por lembrar como eu tenho sorte. E também porque a atitude de vocês me deixa em paz, me mostra que as coisas são mais simples do que parecem e me dão a confirmação de que no fundo todo mundo procura as mesmas coisas.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Che stupido...

"Mamma Mia! Má non dá pra evitar que le donne da Roma sejam estupradas! Pra isso teria que ter um soldado para cada ragazza bella que anda na rua!"


Ô Berlusconíí! Vápaputaqueopariu, vá...




.

Piu piiiiiu

Meu amigo falou que ele descobriu que gosta de mulher que mia. Sabiamente identificou esse gosto. E confessa. A verdade é que todo homem gosta, mas nem todos sabem com tanta clareza. Se algum dia ele conseguir escrever mais sobre esse insight genial eu prometo que coloco um link e aviso vocês por aqui.

Eu estava pensando nisso e também cheguei a uma conclusão:
eu gosto de mulher que pia.


Adoro!
Não vivo sem minhas amigas.
Minhas queridas piu-pius.
Queria vocês por perto...




.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Informação de Moda


Pra fazer bonito na festa da High:

- Veste um vermelho Valentino, um pretinho com brilho,
...ou mesmo um daqueles "OH! MY GOD!" de noite do Oscar...
- Sobe num salto 10, agulha, matador...
- Complementa com pingentes cravejados de diamantes...
- Cabelão, rimel, blush, gloss, perfume...

... e no fim percebe que não precisava de nada disso se tivesse um cara grandão de olhos verdes pra levar de mãos dadas...
.