terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Bichinho

Estava eu voltando do almoço pelas ruas de Vila Mariana. De repente olho pro chão e vejo uma criatura que há muito não aparecia por essas bandas: um tatu-bolinha. Não sei se fiquei mais surpresa ou emocionada, pelo inusitado ou pela nostalgia. O pessoal que estava comigo continuou andando e levou um tempo pra perceber que eu estava agachada e contemplando algo no chão. Gente! Gente! Não percam a chance de ver isso!

Alheio aos pares de olhos que o observavam, o bichinho, ainda em versão tatu, caminhava lentamente com suas inúmeras perninhas minúsculas escondidas debaixo da sua casquinha-saiote-de-boi-bumbá. Era proeza muito difícil, eu bem me lembro, mas se você conseguisse pegar um tatu-bola na mão sem assustá-lo, ele continuava tatu e caminhava na sua mão e fazia cosquinha com aquele tanto de pernas.

Eu fiz menção de tocá-lo, e meus amigos adultos não tardaram em reprimir meu gesto com gritos de desaprovação ou repulsa. Como assim, gentê! Como é possível ver um destes e não tocar? E aí eu tive a grande surpresa ao perceber que metade da minha platéia não conhecia aquele bicho e não fazia idéia do que ia acontecer na hora que eu encostasse nele. Há! Show time!

No ato de virar bolinha, nosso amigo arrancou gritinhos e risadas daquela platéia improvável. O tatu-bola ganhou novos fãs e eu ganhei meu dia. Que delícia é a cara de alguém vendo uma coisa legal pela primeira vez! A gente não devia nunca parar de ter surpresas boas nessa vida!
.

4 comentários:

Lavi disse...

Quem não brincou na rua ou num sítio na vida não viu esse tipo de coisa. tatu-bola, joaninha, maria-fedida... Insetos que povoavam nossa infância

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Que legal, séculos que não vejo um, vou cavucar o quintal...hehehe.

Plinio Bolognani disse...

po falando em tatu bola, tou com vontade de espirrasr, meu nariz deve estar cheio... opa... tem um bom aqui... hehehe vou ficar enrolando :D

mélis disse...

ai, que saudosismo! que delicia!
tem mesmo gente que nunca viu um tatu-bolinha? pouxa-vida!