sexta-feira, 27 de março de 2009

desculpa esfarrapada

bons tempos eram aqueles quando todo mundo acreditava que era só contar os pecados pro padre, pagar as penitências devidas e tudo estava perdoado... era tão conveniente, né?
...
ow, vem cá! as pessoas ainda confessam?
o que será que os padres ouvem hoje em dia nos confessionários?
quem será que leva a sério a igreja católica e seus dogmas?
que tanto de pecado há de ter cometido a tal da velhinha que ajoelha pra confissão toda semana?

às vezes eu não me conformo que depois de tantos milanos de civilização o mundo ainda precise de religião pra regular os apetites da turba.

no fundo acho que eu tenho inveja de quem consegue acreditar em redenção. me enche muito o saco essa parada de aqui se faz, aqui se paga. a gente acaba tendo que arcar com todas as nossas omissões, leviandades e desperdícios. sobram na nossa mão igual a carta com o desenho do mico preto.

.

3 comentários:

Cacá Amadei disse...

Confessam, claro.
Só que hoje em dia os padres deram lugar aos psicoterapeutas.
A diferença é que, antigamente, o culpado por todos os seus desvios, pecados e problemas era o capeta. Agora é a sua mãe.

giacca, synbad, tchuca... disse...

acho que temos que lutar ate o limite do nosso alcance para sermos melhores, melhorarmos nossos semelhantes e cuidarmos do local em que vivemos... as pessoas tem sido omissas e eh mesmo dificil lembrar disso, mas eh o que mais precisamos. se tivermos isso, teremos nossa propria redencao, sem a necessidade de seguir a orientacao de qualquer religiao na definicao da penitencia necessaria.

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Acho que todo mundo vez ou outra precisa de absolvição de si mesmo ou de alguém. Temer algo dentro de si é uma coisa temer algo "maior" é outra...