quarta-feira, 11 de março de 2009

Dia Internacional da Legas

A gente poderia dividir as pessoas do mundo em dois: as que gostam e as que não gostam do dia do próprio aniversário. Eu e o corvo que pousa no meu ombro de tempos em tempos ficaríamos nesse último. Não gosto de ficar mais velha, não gosto de comemorar, fico meio deprezinha, enfim, sou um saco.

Já no outro grupo, o das pessoas que, SIM, gostam de fazer aniversário, acho que a principal representante deveria ser a Legas, minha amiga querida. Todo mundo que a conhece sabe que o dia 11 de março não é apenas o aniversário dela. É o Dia Internacional da Legas. Ela costuma dizer que nesse dia haveria acordo de cessar fogo entre os países em guerra, seria feriado mundial, e as festividades tomariam conta do planeta.

Assim sendo, obviamente, as festas do Dia da Legas eram sempre sensacionais e em geral contavam com várias dezenas de convivas animadíssimos, que levavam ainda outros amigos, que embora não conhecessem a aniversariante, sabiam que as festas eram imperdíveis e em geral acabavam com as luzes apagadas, som alto e gente bem estranha dançando descalça pela sala até o dia clarear. Esse era o típico final das festas.

Na verdade, o início da festa também era muito semelhante, todo ano. O evento era marcado para as 20h, porque a Legas queria "que começasse cedo pra durar mais" (sic). Por volta das 18h ela já estava com a casa arrumada, roupa nova, cabelo feito, olhos enormes brilhando e abria a primeira cervejinha pra acalmar os gremlins de sua ansiedade. Em seguida, os amigos mais próximos começavam a receber telefonemas da aniversariante que, após nosso alô, miava o seguinte: "Onde cê táááá? Você não vem?". Era sempre assim. Até chegar o horário marcado, cada um de nós já tinha recebido pelo menos umas 3 ligações desse teor.

Quando finalmente chegavamos à festa, as 20h em ponto, a pessoa já estava significativamente bêbada, com os olhos mais brilhantes e maiores (como se fosse possível) e nos recebia na porta, antes da campainha, como se estivesse de tocaia. Saía de bracinhos estendidos e se jogava num abraço, meio chorosa: "Achei que vocês não vinham! Achei que ninguém vinha na minha festa!"

E fazia isso pra todos os convidados, até os desconhecidos: "Eba amigo novo, achei que ninguém vinha na minha festa!". Quase uma centena de vezes. Cada vez mais feliz. Cada vez mais bebinha. E depois se jogava na festa, ria sem parar com aquela boca cheia de dentes e se divertia horrores. Todo santo ano.

Agora ela não mora mais em SP. A cidade perdeu um de seus melhores eventos.

...

Zeca: Feliz Dia Internacional da Legas pra você!
I love you and I miss you.
Você tá sempre no meu pensamento e no meu coração.

.

5 comentários:

mélis disse...

Caramba! eu fiquei com saudades dessas festas mesmo sem nunca ter participado. Isso é a cara da Legas.

Happy Legas Day, Mááách!

sagel disse...

zeca, puta que o pariu!!!!! que saudades de tudo isso e da gente e das festas e de vc!!!! agora sou uma senhoria, que lê o blog da amiga e chooora!!!!! amo vc de todo o meu coração... que puta falta vc me faz.... mais choro.....

Mia Sílvia disse...

Até eu fui já nalguma festa da Legas! Delícia mesmo!

Parabéns, Lindona, desejo que este ano seja o "Ano Internacional da
Legas".

Beijos,

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Nossa to com a Meliss, ninguém me chamou...(beiço de legas)

Fer Nanda disse...

Totalmente verdade! E se não me falha a memória (o que é mesmo "memória"?), eu mesma a conheci num desses dias, na sala de sua casa, radiante e saracoteante. Um brilho só! Que pessoinha, viu?
Um grande beijo Pra Legas Querida pelo D.I.L e mais um enorme pra Ia, que nos fez rever como um filminho, essas festinhas impagáveis...