sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Experts

Adoro gente que sabe do que fala. Quando alguém domina um assunto, consegue explicar aquilo de forma simples, acessível, sem pedantismo.

Em contrapartida, tenho antipatia de gente que se mete a entendido. Sabe de tudo um pouco e quase tudo mal. Extrapola informações, quer parecer mais do que é. Pior ainda quando mistura informações exotéricas pra demonstrar intimidade com o tema.

- Sabia que está comprovado cientificamente que fazer palavras cruzadas e ouvir Mozart evita que você tenha Mal de Alzheimer? Após anos e anos estudando neurociências e não tendo qualquer certeza sobre o assunto, sou obrigada a ouvir isso com frequência. Affff! Que cansativo... Não sei nem por onde começar a explicar o absurdo dessa afirmação.

Mas outro dia ouvi uma história ótima. Redenção total! Uma criatura entrevistando o Burle Marx, ao invés de aproveitar o brilhantismo do artista, resolve parecer inteligente:

- Mas então, todos sabemos que para ter plantas bonitas nós devemos cuidar delas com amor. Você sabia que as plantas gostam que a gente converse com elas e coloque música clássica no ambiente?

- Olha, isso eu não sei. O que sei é que planta gosta mesmo é de água e de cocô.
....

Há! Sensacional!
.

4 comentários:

... por mais que esteja errada disse...

hahahahaha... depois de chegar em casa e ficar 40 minutos falando com o porteiro sobre 'de onde viemos para onde vamos', foi o máximo ler seu post. Mas não que eu tenha antipatia pela fala dele, mas me preocupa a ingenuidade de certas pessoas que, por não entenderem o motivo de certas coisas, justificam tudo com o 'virei o bucho da criança'. Era como se eu tentasse dizer a ele que planta gosta de água e cocô - fato - e ele compreendesse que planta 'só' se desenvolve bem com música clássica - mito. As vezes eu invejo a crença das pessoas, outras vezes me preocupa bastante.

Silvinha disse...

pois e´... como diz minha mãe, com extrema propriedade:
"a ignorância é atrevida!"

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Sensacional!

Plinio Bolognani disse...

Precisa andar de taxi. Ontem mesmo, passando pelo prédio do TELEPORTO que nada mais é um prédio que concentra empresas de telecomunicações, o taxista falou: "esses prefeitos jogam muito dinheiro fora, veja só você, há mais de 10 anos que passo na frente desse prédio e NUNCA vi nenhum helicóptero pousar aí..."

Tentei explicar que teleporto não é Heliponto (ou heliporto como ele mesmo dizia), mas percebi que além de estar perdendo meu tempo, iria complicar mais as coisas para ele.

Realmente "a ignorância é atrevida!"