quinta-feira, 30 de abril de 2009

substância batizada - origem do termo

qual não foi minha surpresa quando, numa troca de email com os amigos jovens, uma das mais descoladas revelou não saber o significado do termo "maconha batizada". absurdo né? tudo bem que, mesmo jovens, ninguém tem mais idade pra esse tipo de prática, de qualquer forma, é importante conhecer os termos.

e lá vou eu ter que explicar tudo pra esses jovens...

"maconha batizada" é a maconha de má qualidade; é a erva danada misturada com outras coisas mais baratinhas (por exemplo cocô de vaca seco).

o uso do termo "batizado" para substâncias impuras foi registrado pela primeira vez no início dos anos 80, durante o governo figueiredo, para definir a gasolina misturada com ingredientes de valor menor, tais como a água. os veículos de comunicação denunciavam as maracutaias dos postos de gasolina, chamando o combustível adulterado de "gasolina batizada".

a água, por sua vez, é associada ao batismo desde o ano 15, quando JC, no verão mais tedioso de sua adolescência, resolveu "dar um caldo" no seu primo joão batista, que tinha tomado todas na noite anterior. queria curar a ressaca do primo brincando de afogá-lo no rio jordão. como o primo pegou mal com a zoeira, JC resolveu dar uma de santo (han? han?) e disse que aquilo não era uma brincadeira de mau gosto e sim um ritual sagrado de "purificação". graças à natureza espírito de porco do ser humano a moda acabou pegando. pais fazem isso com os filhos até hoje e todo mundo acha normal.

enfim, como toda boa sacanagem, o nome da prática tem a ver com suas origens: puxar a cueca do amigo foi chamado de "cuecão", pasta de dentes no do amigo foi chamado "pascu" e afogar o joão batista foi chamado de "batismo".

fonte da pesquisa: nem queiram saber...
.

7 comentários:

mélis disse...

HAHAHAHAHAHA

Cara! que é isso? BARSA?

Plinio Bolognani disse...

fala sério, até hj se usa gasolina batizada. quem não sabe é pq é alienado, e não pq é jovem.

excelente post, como sempre.

giacca, synbad, tchuca... disse...

caraca, véi... JC pra mim era praticamente um salvador e agora fiquei sabendo dessa faceta...
ô, faceta, viu?

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Hahhaha! Ah, minha amiga é quase uma biblioteca ambulante :)

Lavi disse...

olha, eu acho que meu pai já falava de uísque batizado!

renatasakai disse...

em nome de jesus afogado, abençoada seja essa criatura pura que desconhece as drogas e suas derivações que rolam pelos becos sujos da cidade.

Silvinha disse...

we love you, pequena miss sunshine!